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A AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO SOB A ÓTICA DOS EGRESSOS;
AMANDA PEREIRA SALES CAVALCANTI, JOS? ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI, RAIANE SOARES DA SILVA, JO?O CARLOS BATISTA DE OLIVEIRA;
COBENGE19
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação
O presente artigo tem como objetivo, sob a ótica do egresso, apresentar uma avaliação qualitativa da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE e sua influência na carreira profissional dos que nela se graduam. Uma pesquisa foi realizada com o intuito de coletar dados qualitativos referentes à instituição, extraindo pontos como indicadores de qualidade de ensino, estrutura da faculdade e importância na carreira profissional. A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos estatísticos provenientes dos resultados coletados em duas etapas de um formulário digital, no qual seus conceitos avaliativos assemelham-se aos apresentados pelo ENADE - com escala de satisfação variando de um a cinco, e, além disso, utiliza a interface digital GoogleDocs com perguntas objetivas, tendo como amostra para estudo os egressos dos sete cursos de engenharia ofertados pela instituição. Os resultados obtidos apontam que a instituição carece na infraestrutura, porém sua influência na formação do profissional de engenharia, tanto na parte teórica - que se refere ao conteúdo programático e atuação docente, quanto na realização prática - referente à estágio/profissão, possuem os melhores índices avaliativos. Com essa pesquisa, evidencia-se a relevância da avaliação institucional através dos egressos, visto o levantamento de pontos a melhorar, bem como a ratificação do alto grau de satisfação dado à qualidade de ensino oferecida pela POLI-UPE. Recomenda-se a continuidade desse trabalho de avaliação para atualização dos dados coletados e busca de uma evolução da formação intelecto-profissional dos seus estudantes.
Egressos. Ensino Superior. Avaliação qualitativa.