5394
PERSPECTIVA METODOLÓGICA FORMATIVA E O ENSINO DE ENGENHARIA: PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS;
LOUISE MIRON ROLOFF, GRAZIELA FATIMA GIACOMAZZO NICOLEIT;
O artigo apresenta um estudo sobre perspectivas metodológicas formativas em Cursos de Engenharia visando contribuir com o debate nas perspectivas formativas contemporâneas. Tal análise suscitou a contextualização dos elementos formativos do currículo. Os dados recaem sobre a percepção dos egressos de um curso de Engenharia Civil em relação ao que está publicizado como orientação nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (2019) e no Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, objeto de análise. Os autores que referenciaram esse estudo foram Anastasiou (2001, 2002, 2007,2017), Libâneo (1992), Becker (1994), Longo (1989), entre outros, que contribuíram para as reflexões sobre o ensino de engenharia, a formação científica e tecnológica e as perspectivas metodológicas formativas. As análises indicam certo distanciamento entre o que preconizam e direcionam os documentos, a percepção dos egressos e o que apontam os teóricos. Há alinhamentos e recomendações propostas pelos documentos e nas falas dos egressos que necessitam ser verificados e acompanhados ao longo da formação acadêmica. Evidenciou-se sinais de que a perspectiva metodológica formativa se aproxima mais de uma Pedagogia Diretiva em detrimento de uma Pedagogia Relacional.
Perspectiva Metodológica; Formação, Engenharia.