Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5350

ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA PARA ENSINO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM TROCADOR DE CALOR;

MARCELO COSTA FLORES, ENIL ALMEIDA BRESCIA, DIEGO HENRIQUE DE SOUZA CHAVES, VIVIANE SANTOS BIRCHAL;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O ensino e a aprendizagem em engenharia enfrentam desafios significativos, especialmente com as demandas da Indústria 4.0, exigindo atualizações metodológicas para preparar adequadamente os futuros profissionais. A defasagem entre o ensino teórico e a prática dificulta o aprendizado, pois os alunos não conseguem aplicar de maneira eficaz os conceitos teóricos em situações reais. Uma abordagem teórico-prática no ensino de transferência de calor foi proposta neste estudo utilizando um trocador de calor para avaliar eficiência em configurações de escoamento contracorrente e paralelo. O trabalho foi realizado em uma planta didática, previamente modernizada, situada no Laboratório de Operações Unitárias (LabOp) da Universidade Federal de Minas Gerais. A parte teórica foi desenvolvida a partir de orientações em sala de aula enquanto a parte prática foi realizada com o auxílio de ferramentas digitais, incluindo manuais e vídeos disponíveis online pelo site do LabOp. Os resultados destacam a maior eficiência do trocador de calor em contracorrente e a necessidade de ajustar o balanço de energia devido a imprecisões na medição de temperatura e à presença de incrustações. Destaca-se a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e a capacidade deles em resolver os desafios encontrados, desenvolvendo habilidades de colaboração e autonomia.

aplicação prática, ensino em engenharia, transferência de calor, trocador de calor.
Voltar