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RELATO DE EXPERIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE MANIPULADOR ROBÓTICO COM 4 GRAUS DE LIBERDADE PARA USO DIDÁTICO;
MATEUS NAVARRO RIBEIRO DE LIMA, JOS? MAUR?CIO R DE SOUZA NETO, ADEMAR VIRGOLINO DA SILVA NETTO, GABRIEL OLIVEIRA BRAGA, PATRICIO VALENTIN CASQUERO CAMARA, JO?O CARLOS GOMES PINHEIRO CAVALCANTE;
COBENGE24
[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[112] 08.3. Acreditação de cursos
A Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela integração de tecnologias digitais, físicas e biológicas, demanda soluções inovadoras para atender às necessidades da sociedade. Manipuladores robóticos desempenham um papel crucial nesse contexto, aumentando a eficiência e a produtividade em diversas indústrias. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um manipulador robótico por um grupo de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo de explorar suas aplicações educacionais e industriais. Por meio de uma combinação de revisão de literatura, seleção de componentes e impressão 3D, o grupo construiu um manipulador adequado para fins de ensino e demonstração. O projeto ressalta a importância da educação prática e da pesquisa colaborativa no enfrentamento dos desafios tecnológicos emergentes, abrindo caminho para futuras inovações na robótica.
Quarta Revolução Industrial, manipuladores robóticos, eficiência, grupo de pesquisa, aplicações educacionais, impressão 3D, educação prática, robótica.