Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5288

EXPLORANDO A SIMETRIA NO LIMITE TRIGONOMÉTRICO FUNDAMENTAL: IMPLICAÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE E APLICAÇÕES NO CÁLCULO DIFERENCIAL ;

VIT?RIA BEATRIZ SILVA SOUZA, CAMILA FERRO DE OLIVEIRA FARIAS, MARIANA FARIAS VITAL DOS SANTOS, JOZELITA MARIA DOS SANTOS NETA, ALBERTO HELENO ROCHA DA SILVA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Diversos autores renomados, bem como Barbosa (2021) e Nasser (2008), enfatizam a importância do estudo do cálculo na área de exatas, em especial na Engenharia. No contexto de que a matéria é de suma importância para o desenvolvimento da capacidade lógico-analítica dos estudantes para a continuidade de toda a matriz curricular dos cursos, visto que o cálculo adapta-se às necessidades de cada matéria e seus contextos. Porém, a grande dificuldade de compreensão encontrada pelos estudantes, acarreta nos altos índices de reprovação e abandono dos cursos, nas quais as principais barreiras enfrentadas pelos discentes, são advindas desde o ensino médio e estão na compreensão de conceitos fundamentais, como funções, limites e derivada. Diante disso, artigo em questão, visa dissertar sobre uma abordagem de ensino de um dos temas centrais da matéria, o Limite Trigonométrico Fundamental (L.T.F.), almejando enfatizar seus aspectos de interdisciplinaridades através da utilização de representações gráficas de dados, configurando uma exemplificação mais acessível e eficaz, proporcionando uma visão mais ampla de sua aplicação na grade curricular dos cursos de engenharia.

L.T.F, engenharia, ensino, cálculo, interdisciplinaridades.
Voltar