Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5278

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO NORDESTE;

STEFANE DE OLIVEIRA SILVA, SUZANA LET?CIA DANTAS, JOS? NEILSON DE OLIVEIRA ATAN?ZIO, MYLENA KAROLLINE SANTIAGO DA SILVA, FERNANDA BARRETO DE ALMEIDA ROCHA MARIZ, SANDRA RUFINO;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O mercado de trabalho atual exige profissionais competentes que acompanhem as contínuas mudanças tecnológicas e sociais. As diretrizes curriculares nacionais (DCNs) para cursos de engenharia orientam para uma formação humanística, crítica e criativa, enfatizando o desenvolvimento sustentável. As DCNs destacam a importância de metodologias ativas no ensino, como a PBL, Simulação, Design Thinking, Gamificação, Estudo de caso, Sala de aula invertida, entre outras, para desenvolver competências técnicas e socioemocionais. Este estudo investiga as metodologias ativas usadas pelos docentes de um curso de engenharia de produção de uma universidade federal do nordeste. A pesquisa aplicou um questionário a 23 docentes do departamento entre os períodos de outubro a novembro de 2023. A partir das 17 respostas recebidas, buscou-se avaliar as respostas e discuti-las conforme a literatura, focando em analisar as competências e metodologias ativas. Estudo de caso e Aprendizado Baseado em Problemas foram as metodologias mais utilizadas como estratégia de desenvolvimento de competências. Design Thinking, Gamificação e Portfólio também são trabalhados, mas por serem menos populares entre os docentes são oportunidades para desenvolver competências complementares.

Metodologias Ativas. Competências. Engenharia de Produção
Voltar