Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5218

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA;

JOS? NEVES BEZERRA JUNIOR, GILMAR BARRETO;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Apresenta-se um estudo sobre a import�¢ncia das medidas de seguran�§a nos laborat�³rios de engenharia el�©trica, essenciais para a condu�§�£o de experimentos e pesquisas nesse campo. Reconhecendo a intr�­nseca natureza perigosa desses ambientes, busca-se compreender e destacar protocolos de seguran�§a cruciais para proteger alunos, pesquisadores e funcion�¡rios. Foi utilizada uma abordagem de revis�£o bibliogr�¡fica descritiva e qualitativa para explorar conceitos fundamentais relacionados �  energia el�©trica e seus riscos associados. A seguir, um estudo de caso foi realizado para ilustrar a import�¢ncia das principais medidas de seguran�§a adotadas em laborat�³rios de engenharia el�©trica. Foi poss�­vel concluir que tais espa�§os devem ser estruturados com m�ºltiplas camadas de seguran�§a, visando prevenir acidentes el�©tricos entre estudantes, pesquisadores e demais colaboradores. Al�©m disso, ressalta-se a import�¢ncia da promo�§�£o de uma cultura de seguran�§a do trabalho nesse ambiente, visando mitigar ainda mais os riscos envolvidos. Essas considera�§�µes s�£o essenciais para garantir um ambiente de aprendizado e pesquisa seguro e produtivo em engenharia el�©trica.

medidas de seguran�§a, laborat�³rios de engenharia el�©trica, riscos el�©tricos, preven�§�£o de acidentes, ambiente de aprendizado seguro.
Voltar