5218
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA;
JOS? NEVES BEZERRA JUNIOR, GILMAR BARRETO;
Apresenta-se um estudo sobre a importÃ?¢ncia das medidas de seguranÃ?§a nos laboratÃ?³rios de engenharia elÃ?©trica, essenciais para a conduÃ?§Ã?£o de experimentos e pesquisas nesse campo. Reconhecendo a intrÃ?Ânseca natureza perigosa desses ambientes, busca-se compreender e destacar protocolos de seguranÃ?§a cruciais para proteger alunos, pesquisadores e funcionÃ?¡rios.
Foi utilizada uma abordagem de revis�£o bibliogr�¡fica descritiva e qualitativa para explorar conceitos fundamentais relacionados � energia el�©trica e seus riscos associados. A seguir, um estudo de caso foi realizado para ilustrar a import�¢ncia das principais medidas de seguran�§a adotadas em laborat�³rios de engenharia el�©trica.
Foi possÃ?Âvel concluir que tais espaÃ?§os devem ser estruturados com mÃ?ºltiplas camadas de seguranÃ?§a, visando prevenir acidentes elÃ?©tricos entre estudantes, pesquisadores e demais colaboradores. AlÃ?©m disso, ressalta-se a importÃ?¢ncia da promoÃ?§Ã?£o de uma cultura de seguranÃ?§a do trabalho nesse ambiente, visando mitigar ainda mais os riscos envolvidos. Essas consideraÃ?§Ã?µes sÃ?£o essenciais para garantir um ambiente de aprendizado e pesquisa seguro e produtivo em engenharia elÃ?©trica.
medidas de seguran�§a, laborat�³rios de engenharia el�©trica, riscos el�©tricos, preven�§�£o de acidentes, ambiente de aprendizado seguro.