5115
A INTEGRAÇÃO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM, TAXONOMIA DE BLOOM, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE ENGENHARIA;
ALEXANDRE APARECIDO NEVES, IZAIAS CORDEIRO NERI, RICARDO LUIZ CIUCCIO;
Este artigo cientÃ??Ã?Âfico propÃ??Ã?µe uma investigaÃ??Ã?§Ã??Ã?£o sobre a interseÃ??Ã?§Ã??Ã?£o entre quatro abordagens educacionais fundamentais: os estilos de aprendizagem de Felder, a Taxonomia de Bloom, a aprendizagem significativa de Ausubel e o uso de metodologias ativas no contexto do ensino de engenharia. AtravÃ??Ã?©s de uma revisÃ??Ã?£o da literatura, buscamos compreender como esses conceitos podem ser integrados de forma sinÃ??Ã?©rgica para promover uma educaÃ??Ã?§Ã??Ã?£o de qualidade e eficaz. Ao reunir essas abordagens, esperamos fornecer uma visÃ??Ã?£o abrangente e integrada que possa orientar educadores no desenvolvimento de prÃ??Ã?¡ticas de ensino mais centradas no aluno e que estimulem a aprendizagem significativa e engajada em cursos de engenharia.
Estilos de Aprendizagem, Ensino de Engenharia, Taxonomia de Bloom, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas de Ensino.