Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5097

PROPOSTA DE BANCADA DIDÁTICA PARA INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE NÍVEL E VAZÃO - MODELAGEM 3D;

ANDRE ATHAYDES MARTINS, BENE REGIS FIGUEIREDO, ROSIANE RIBEIRO ROCHA;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[117] 09.5. Assemelhados

Conforme o levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as atividades industriais ocupam a segunda maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Contudo, a entidade também identificou uma demanda pela mão de obra qualificada, apesar do elevado número de trabalhadores disponíveis no mercado. Diante desse cenário, as instituições de ensino têm buscado atender essa demanda por meio de cursos profissionalizantes com uma abordagem de aprendizagem prática nos laboratórios, onde estão instaladas as plantas didáticas. Também chamada de bancadas, elas são plataformas que simulam processos industriais para que os estudantes possam aplicar a teoria e conhecer os dispositivos industriais. No entanto, as plantas didáticas disponíveis no mercado têm um custo elevado e seus componentes não são amplamente utilizados nas indústrias. Diante desse contexto, estabeleceu-se o objetivo de desenvolver um projeto de construção da bancada didática a ser implementada em um dos laboratório do IFES Campus Serra, com o intuito de contribuir para aprendizagem dos alunos na área de controle e automação. Neste trabalho, são apresentadas os modelos 3D dos instrumentos de medição e da bancada didática. Os resultados finais deste projeto possibilitarão a construção imediata da planta, visando melhorar o processo de ensino em automação e controle.

Automação, Bancada Didática, Instrumentação, Malhas de Controle, Modelagem 3D
Voltar