Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5016

ERROS E OBSTÁCULOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS DUPLAS;

SAMANTHA CARLA SOUZA SILVA, CELSO EDUARDO BRITO;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Durante o processo de aprendizagem em Matemática, é comum os alunos enfrentarem dificuldades ao se depararem com novos conceitos. Superar esses obstáculos é essencial para a construção do conhecimento, já que os erros permitem o crescimento acadêmico. As autoanálises de erros proporcionam aos alunos uma maneira de rever seus erros de forma crítica e investigativa bem como a identificar lacunas de conhecimento, determinando os fatores que levaram aos seus erros e evitando a frustração e a perpetuação dos obstáculos. Enfrentando seus obstáculos, os alunos conseguem superar resistências mentais e buscar melhorias para futuros êxitos. Essa ferramenta enriquece o processo de aprendizado e o ensino do professor, permitindo a melhoria das práticas pedagógicas e do processo avaliativo. O presente trabalho teve por objetivo investigar obstáculos e os erros enfrentados por alunos do componente curricular Cálculo Diferencial e Integral IV, com base em teorias de didática da Matemática Essas pesquisas foram realizadas em Turmas do curso de Engenharia Civil do IFBA - Campus Eunápolis, para identificar e superar tais obstáculos em benefício dos alunos, enriquecendo o processo de ensino e aprendizado.

Cálculo Diferencial e Integral; Obstáculos; Integrais Duplas
Voltar