Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4924

ALÉM DA TEORIA: COMO A MONITORIA ENRIQUECE AS ATIVIDADES PRÁTICAS EM TOPOGRAFIA;

MATEUS DE VASCONCELOS BRAGA, EVELYN GABBAY ALVES CARVALHO;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[112] 08.3. Acreditação de cursos

Este trabalho demonstra o papel do monitor na disciplina Topografia em cursos de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, e Arquitetura e Urbanismo. Destaca-se a importância da assistência tutorial para uma aprendizagem mais interativa e dinâmica, especialmente em atividades práticas no campo. A metodologia adotada envolveu a divisão das turmas em grupos durante as aulas práticas, com o monitor auxiliando os alunos, fazendo com que a docente pudesse dar mais atenção à turma como um todo durante todas as atividades. Os resultados demonstram o êxito dessa abordagem, com os estudantes realizando levantamentos topográficos em campo e contribuindo para projetos reais. A monitoria, portanto, desempenha um papel essencial na consolidação dos conhecimentos teóricos e práticos, enriquecendo a formação dos discentes e preparando-os para desafios futuros no mercado de trabalho.

Monitoria. Topografia. Atividades Práticas. Ensino Superior.
Voltar