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COLONIALISMO DIGITAL E CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS;

LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA COSTA, LU?S EDUARDO PRIMAZ;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)

Este estudo pretende servir de alerta aos docentes da educação tecnológica e, por extensão, da educação básica como um todo, sobre a práxis das grandes corporações de tecnologia em capturar, armazenar, analisar e cruzar nossos dados pessoais e, em seguida, vendê-los a quem possa pagar ou utilizá-los da maneira que lhes convier. É nessa perspectiva que temas como o Colonialismo Digital e o Capitalismo de Vigilância com a utilização de ferramentas proprietárias na educação, a noção da proteção de dados pessoais em conformidade com o direito à informação, são palavras-chave para preservação de uma educação pública e de qualidade para os próximos anos. Existe um verdadeiro confronto entre controle e liberdade; segurança e privacidade, onde não se sabe ao certo quais os limites e extensões das práticas pedagógicas atuais no que se refere ao uso das tecnologias desenvolvidas pelo colonizador, seja na captura e análise massiva de dados, como também numa forma de controle tecnológico muito menos observável. Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender os motivos que norteiam as escolhas das tecnologias, nem sempre evidentes, por parte dos(as) professores(as) da educação tecnológica no uso e no ensino dos educandos. Realizou-se, então, através da investigação qualitativa, a formação de um grupo focal como método de coleta de dados, com intuito de produzir caminhos possíveis para a descolonização do ensino tecnológico, com vistas a contribuir na formação de professores(as). A reflexão proposta neste estudo sobre a importância de tomarmos decisões mais conscientes com relação aos recursos digitais que usamos com nossos estudantes já era primordial antes da pandemia. Porém, agora, as corporações estão com um poder ainda maior nas mãos, que envolve não apenas utilizar nossos dados pessoais, mas também, modelar nosso comportamento e o próprio futuro da educação.

Colonialismo Digital, Capitalismo de Vigilância, Educação Profissional e Tecnológica, Direito à Informação.
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