Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5414

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA COM PARTICIPAÇÃO DA INDÚSTRIA: APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PBL) PREPARANDO OS ESTUDANTES COM DESAFIOS REAIS;

PABLO ALTO? AMORIM;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este artigo explora a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) no curso de Engenharia Mecânica, demonstrando sua eficácia na preparação de estudantes para desafios reais do mercado de trabalho. A PBL promove uma integração prática e teórica, desenvolvendo competências como resolução de problemas, trabalho em equipe, e autonomia intelectual, além de incentivar a inovação e o empreendedorismo. A metodologia é detalhadamente aplicada através de projetos reais em colaboração com a indústria, proporcionando resultados positivos como maior engajamento, motivação, e desenvolvimento de habilidades críticas. O trabalho serve como um guia prático para educadores interessados em implementar metodologias ativas de aprendizagem.

Aprendizagem Baseada em Projetos, Educação em Engenharia, Integração Academia-Indústria
Voltar