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Artigo


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OS DESAFIOS INTERDISCIPLINARES DO DOCENTE DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO FRENTE ÀS DEMANDAS DO MUNDO DO TRABALHO NO SÉCULO 21;

LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA COSTA, ROGER AUGUSTO ROHR;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[114] 09.2. Empresas Júniores

A crescente interconexão entre as demandas do mundo do trabalho e da sociedade exige profissionais técnicos preparados. Este trabalho visa investigar as expectativas da sociedade em relação às competências do Técnico em Mecatrônica, considerando inovações tecnológicas e interdisciplinaridade, focando na integração de habilidades técnicas e interpessoais em programas de formação. A construção do conhecimento envolve integração de teoria e prática, destacando metodologias ativas como PBL. Expectativas da sociedade incluem habilidades técnicas específicas e competências interpessoais, com a necessidade de adaptação às mudanças tecnológicas e globais. A capacidade de resolver problemas é essencial, exigindo conhecimento teórico e habilidades práticas. A pesquisa utilizará entrevistas com alunos e professores de cursos técnicos de nível médio, analisadas pela metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin. Foram entrevistados três docentes, destacando-se a importância da aprendizagem ativa, da integração de novas tecnologias e da autonomia na resolução de problemas. Os resultados preliminares destacam a necessidade de promover situações desafiadoras e a importância das competências interpessoais e da adaptação às mudanças. A construção do conhecimento e a resolução de problemas são pontos cruciais. A pesquisa evidencia o potencial impacto nas escolas técnicas e no mundo do trabalho. É necessário avançar na articulação com o mundo do trabalho e explorar melhor as disrupções tecnológicas. A continuidade da pesquisa pode contribuir para projetos formadores inovadores.

Educação Profissional; Relação com a Sociedade; Resolução de Problemas na Educação em Engenharia
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