5409
PREFERÊNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA ENGENHARIA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES;
LAURA VISINTAINER LERMAN, PAULA KVITKO DE MOURA, ITALO RODEGHIERO NETO, MARIA AUXILIADORA CANNAROZZO TINOCO, CHRISTINE TESSELE NODARI;
O estudo examina a adoção de práticas pedagógicas ativas e as preferências por práticas pedagógicas no ensino de engenharia. A pesquisa, realizada na UFRGS, utiliza questionários para conhecer as percepções de alunos e professores para garantir que as práticas pedagógicas preferenciais estejam de acordo com as expectativas de aprendizagem dos alunos. Os alunos preferem estudos de caso e atividades, enquanto os professores frequentemente implementam práticas como aprendizagem baseada em problemas e trabalho em grupo. A eficácia de palestras e vídeos é tema de debate, sugerindo que eles deveriam ser incorporados a outros métodos. A pesquisa identificou e enfatizou as cinco práticas pedagógicas primárias em engenharia: estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas, trabalho em grupo, aprendizagem baseada em jogos e palestra. Notou a importância dessas práticas no desenvolvimento de habilidades críticas e profissionais nos alunos. Além disso, o estudo destacou a importância da preparação dos professores e da organização adequada das atividades para aumentar o envolvimento dos alunos e
aprendizado.
práticas pedagógicas ativas, trabalho em grupo, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em jogos, aprendizagem experiencial