Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5403

JOGO DE TABULEIRO CASA PROJECT COMO METODOLOGIA ATIVA BASEADA EM JOGOS NO CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES;

MARCELA GIACOMETTI DE AVELAR;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia oferece o curso Técnico em Edificações, visando preparar alunos para o mercado de trabalho na construção civil. Diante das dificuldades enfrentadas pelos alunos nas disciplinas técnicas devido à falta de uma base sólida de conhecimento, o projeto "Casa Project" foi criado como uma intervenção pedagógica. Este jogo de tabuleiro, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), utiliza a metodologia ativa da aprendizagem baseada em jogos para integrar conteúdos teóricos de forma prática e lúdica. O "Casa Project" simula as etapas da construção de uma casa, facilitando a compreensão dos alunos sobre materiais de construção e dinâmicas de obra. Estudos destacam a eficácia das metodologias ativas e a necessidade de inovar o ensino técnico para melhorar a motivação e o desempenho dos alunos.

Metodologia ativa Aprendizagem baseada em jogos Educação técnica Construção civil Gamificação
Voltar