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Artigo


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Périplo pela Curricularização da Extensão em Engenharia (III): prospecção de Editais de financiamento e elaboração participativa de propostas.;

PABLO RODRIGO FICA PIRAS, INDIANARA ARAUJO SANTOS;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[111] 08.2. ENADE

Descrevemos uma ação extensionista, que está perdurando já por uma década, de prospecção de fontes de financiamento na forma de Editais públicos, para possibilitar estruturas de produção em comunidades de agricultura familiar na Bahia, realizando interações alongadas no tempo e elaborando as propostas em uma trajetória participativa, assim convergindo com as premissas: 1) interação dialógica, 2) interdisciplinaridade, 3) indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, 4) impacto na formação e transformação do estudante, e 5) impacto e transformação social, como estabelecidas na Comissão Permanente de Avaliação da Extensão, do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. A metodologia se projeta em dois vetores: a) o contato regular entre as comunidades e as equipes proponentes, visando a percepção de vontades e necessidades coletivas locais; b) o monitoramento contínuo de oportunidades de financiamento de estruturas de produção ou alternativas convergentes. Além do aporte ao cumprimento da Meta 12.7 da Lei 13.005/2014 nos cursos dos participantes regulares nas equipes, em geral vinculados ao grupo PET/MEC Engenharias local e ao Programa PIBEX da instituição, estimula-se um intercâmbio cultural, social e técnico salutar com o entorno regional, que contribui ao reconhecimento social das ações da universidade.

indissociabilidade, Roberto Solow, Terceira Revolução Cognitiva, impacto e transformação social
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