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INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE CONCRETIZAR SABERES E DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA);

RADUAN LIMA RODRIGUES, SERGIO DUVOISIN JUNIOR;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[112] 08.3. Acreditação de cursos

As atividades de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) pertencem à tríade ensino, pesquisa e extensão, responsável por formar acadêmicos preparados para contribuir com as novas demandas que emergem na sociedade. Assim, observa-se um certo histórico na consolidação dessas ações científicas no decorrer do tempo, de modo que em 2019 a publicação das DCNs dos Cursos de Engenharia passaram a destacar ainda mais o envolvimento acadêmico dos discentes, como modo de formar profissionais preparados para cumprir esse objetivo (Brasil, 2019). Tendo esse aspecto em mente, desenvolve-se no curso de bacharelado em Engenharia Química na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) projetos de pesquisa relacionados ao monitoramento da qualidade dos recursos hídricos da região Amazônica, tendo em vista tanto a riqueza hídrica da região, quando os impactos que esses recursos sofrem cada vez mais, como consequência do saneamento básico deficiente e do crescimento urbano desordenado. Nesse sentido, destaca-se que a possibilidade de vivenciar na prática os conteúdos trabalhados durante o curso, em especial os relacionados à análise, ao tratamento e à gestão dos recursos hídricos, gera uma melhor assimilação por parte dos discentes dos conceitos teóricos ministrados. Observa-se, também, a importância do envolvimento em projetos científicos, no que diz respeito ao direcionamento para as áreas profissionais específicas, a partir da afinidade desenvolvida no decorrer do processo vivenciado, e da possibilidade de envolvimento acadêmico, surgida por meio da participação de eventos e da publicação e apresentação de trabalhos (Massi; Queiroz, 2015). Desse modo, observa-se que as atividade de ICT são essenciais à formação dos estudantes do ensino superior, especialmente nos cursos de engenharia, enfocando a relevância da participação dos alunos em programas de Iniciação Científica como forma de consolidar a formação de engenheiros humanistas, críticos, reflexivos, e capazes de desenvolver a sociedade em prol dos aspectos globais, econômicos e ambientais.

Formação de Engenheiros; Monitoramento de Recursos Hídricos; Engajamento Científico; IQA.
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