Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5395

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E HÁBITOS DE ESTUDO EM DISCIPLINAS MATEMÁTICAS DOS CURSOS DE ENGENHARIA: ALGUNS INDÍCIOS REVELADOS NA LITERATURA;

EDINEIA ZARPELON, JULIANE CRISTINA KLOCHINSKI, LUIS MAURICIO MARTINS DE RESENDE, D?BORA BARNI DE CAMPOS;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação

São inúmeros os fatores que influenciam na aprendizagem e, por consequência, interferem no desempenho acadêmico. Parte da literatura existente sugere que o insucesso dos estudantes pode fruto do repertório insuficiente e do uso inadequado das estratégias de aprendizagem (EA). Neste contexto, com base nos preceitos da autorregulação da aprendizagem, e considerando que grande parte do insucesso acadêmico poderá ser revertido se comportamentos de estudo forem aprendidos e postos em prática de forma assertiva, o objetivo estabelecido para este estudo é mapear as pesquisas relacionadas às EA ou hábitos de estudo no contexto de disciplinas matemáticas ministradas nas fases iniciais dos cursos de engenharias, identificando quais estratégias são indicadas para aprender matemática. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma revisão sistemática de literatura, na qual as bases SCIELO, Science Direct, Scopus e ERIC foram consultadas e somente artigos empíricos, publicados entre 2019 e 2023, foram considerados para a constituição do portfólio final. Dos 14 trabalhos resultantes, 5 estavam associados ao Cálculo. Observou-se que a escolha de um ambiente adequado para estudar, repetir exercícios, desenvolver o controle emocional, ser assíduo nas aulas e buscar ajuda, fazer anotações, estudar antecipadamente e realizar autoavaliações foram EA citadas e capazes de influenciar no desempenho dos alunos.

Matemática nas engenharias. Estratégias de aprendizagem. Autorregulação
Voltar