Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5393

INTROCOMP - INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO;

YURI GROENER DA VICTORIA, D?BORA AZEVEDO CAETANO, ROBERTA LIMA GOMES;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[116] 09.4. Monitorias

A crescente demanda por profissionais de tecnologia no Brasil impulsionou o Projeto Introcomp, que desde 2010 oferece cursos gratuitos de programação para estudantes do ensino médio da rede pública. O projeto visa não só ensinar programação, mas também estimular o pensamento lógico e computacional, além de influenciar os alunos em suas escolhas de carreira. Desde sua criação, o Introcomp evoluiu significativamente, adaptando-se às mudanças e desafios, como a transição para o ensino remoto durante a pandemia. Com mais de 10 anos de história, o projeto tem impactado positivamente os participantes, que frequentemente optam por cursos superiores nas áreas de engenharia ou tecnologia. Este artigo apresenta a trajetória do Introcomp, suas metodologias e os resultados de um estudo recente que analisa o impacto do projeto na escolha profissional dos seus egressos.

Educação em Computação; Programação; Tecnologia; Ensino Médio; Projetos Educacionais.
Voltar