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DESIGUALDADES DE GÊNERO E ETNICO-RACIAIS NAS ENGENHARIAS: UM ESTUDO PRELIMINAR EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS EM ALAGOAS;

ODAIR BARBOSA DE MORAES, C?CERO VITOR SOBRINHO DE LIMA, SARAH MARISY DE MOURA ALVES, NAYARA ANDRADE DA SILVA, BIANCA LET?CIA BARROS ABREU;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)

Apesar do Brasil ter uma taxa relativamente alta de mulheres graduadas em engenharia em comparação com outros países da OCDE, persistem grandes disparidades na representação e reconhecimento das mulheres nessas áreas. Além disso, o fenômeno de segregação de gênero, onde homens e mulheres se concentram em diferentes áreas do conhecimento, é evidente. No Brasil, enquanto 80% dos professores da educação básica são mulheres, os homens predominam no ensino superior. Dados do Censo da Educação Superior de 2022 mostram que mulheres são maioria em cursos como Pedagogia e Serviço Social, mas são minoria em cursos de engenharia e tecnologia. A análise dos dados específicos de Alagoas revelou que, de 2019 a 2022, houve uma diminuição no número de ingressantes na maioria dos cursos de engenharia. A queda foi mais acentuada nos campi interiorizados da UFAL e do IFAL. Além disso, houve uma redução geral no número de concluintes, embora alguns cursos tenham mostrado aumento. A proporção de mulheres ingressantes e matriculadas teve uma pequena melhora, mas continua abaixo da média nacional nos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica. As desigualdades raciais também são evidentes: os dados do Censo revelam uma sub-representação de estudantes negros nas áreas de ciência e tecnologia em comparação com a composição racial da população brasileira. Conclui-se que apesar dos avanços, é necessário um esforço sistemático para enfrentar essas desigualdades e garantir que todos os grupos tenham igual acesso e oportunidades nas áreas de ciência e tecnologia. As instituições de ensino superior, especialmente as públicas, têm um papel crucial em promover a diversidade e a inclusão, através de ações afirmativas e apoio contínuo aos grupos sub-representados. Este trabalho é um passo preliminar para compreender e abordar as desigualdades de gênero e étnico-raciais nas engenharias em Alagoas, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especificamente os objetivos de igualdade de gênero e redução das desigualdades.

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