Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5386

METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS NO ENSINO DE TOPOGRAFIA: MELHORANDO A COMPREENSÃO DE CURVAS DE NÍVEL;

CLARISSA ANA ZAMBIASI, GISELE TESSARI SANTOS, CHRISTIANO ALVES FARIAS, LUIZ CARLOS DAY GAMA, SABRINA MOREIRA DE OLIVEIRA, WILSON REIS J?NIOR;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este artigo aborda a utilização de metodologias diversificadas no ensino de topografia para melhorar a compreensão das curvas de nível pelos estudantes do primeiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Ibmec BH. Foram empregadas diferentes abordagens, incluindo a interpretação de plantas topográficas, construção de perfis topográficos, desenho manual em prancheta, confecção de maquetes de isopor e uso do software AutoCAD. Os resultados indicaram que a confecção de maquetes de isopor foi a metodologia mais eficaz para facilitar a visualização das curvas de nível, destacando a importância do aprendizado cinestésico. A interação física com os modelos permitiu uma compreensão mais intuitiva e prática das variações de relevo. A integração de diversas metodologias de ensino mostrou-se essencial para atender aos variados estilos de aprendizado dos estudantes, promovendo uma assimilação mais profunda e significativa dos conceitos topográficos. Conclui-se que a adoção de técnicas de aprendizado diversificadas é crucial para a formação de profissionais competentes e bem-preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Topografia, Aprendizado Cinestésico, Curvas de Nível
Voltar