5383
MÉTODOS QUANTI-QUALITATIVOS PARA UM ESTUDO SENSÍVEL A GÊNERO EM STEM;
LU?SA GABRIELA FERRO DA FROTA, DIANNE MAGALH?ES VIANA, VALERIE GANEM;
O presente artigo tem como objetivo discutir e apresentar um método misto de pesquisa, que se utiliza da coleta de dados quantitativos e qualitativos, os quais são timidamente desenvolvidos nas pesquisas em Engenharia. Tem-se como enfoque e apoio os projetos "Meninas Velozes" e "Meninas Acelerando no Fundamental", ambos da Universidade de Brasília. Tais projetos foram criados devido às diferenças e limitações enfrentadas por mulheres e meninas, especialmente aquelas que vivem nas periferias, durante sua trajetória acadêmica nas áreas de STEM, do inglês, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A pesquisa, portanto, foi estruturada em três etapas, utilizando metodologias quanti-qualitativas norteadas pelo eixo da pesquisa-ação, sendo elas: questionários aplicados em turmas de 9º ano do ensino fundamental, grupos focais desenvolvidos com alunos do ensino médio e entrevistas clínicas realizadas com alunas de graduação.
STEM, gênero, metodologia, quantitativo, qualitativo