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PRÁTICAS PARA O INCENTIVO DE MULHERES A INGRESSAREM EM CURSOS DE ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS ;
BRUNA LUZ DE OLIVEIRA;
COBENGE24
[31] 09. Programas Especiais
[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
A desvalorização e a histórica falta de representação das mulheres na engenharia requerem uma análise dos principais desafios que elas encontram nesse campo.Com base nesse cenário, o estudo propõe realizar uma revisão bibliográfica dos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) entre os anos de 2003 e 2023, utilizando a palavra-chave "mulher" como foco de pesquisa. O objetivo central é analisar as práticas propostas e implementadas para incentivar a inserção de mulheres na engenharia, bem como avaliar a eficácia dessas iniciativas ao longo das últimas duas décadas. A revisão dos artigos permite identificar tendências, desafios e resultados das estratégias adotadas para aumentar a participação feminina nesse campo predominantemente masculino. Entre as práticas analisadas, destacam-se ações voltadas para a educação básica, oficinas, jogos educativos, projetos educacionais, humanitários e tecnológicos, e cursos técnicos.
COBENGE, Mulheres na engenharia, Gênero, Stem, Universidade