5376
O ENSINO DO BIM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA GRANDE VITORIA - ES;
ANDR? DE ANDRADE NASCIMENTO COUTINHO, JO?O VICTOR CAMILO;
COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização
À medida que novas tecnologias ou ideias surgem no mercado de trabalho,
as instituições de ensino buscam se adaptar para formar profissionais mais
capacitados em áreas específicas. Isso também se aplica à Engenharia Civil e em
todo o âmbito da construção civil, onde o BIM (Modelagem de Informação da
Construção) emergiu na indústria e agora se reconhece a importância de incluir esse
tema nos programas educacionais. Hoje, pensar em BIM apenas como um
instrumento tecnológico é simplificar de uma forma distorcida sua verdadeira natureza,
uma vez que seu ensino deve ir além da mera instrução técnica oferecida nas aulas
de informática, ou seja, o BIM é muito mais que uma ferramenta de software moderna,
é um método que integra informações precisas e detalhadas sobre um projeto,
buscando compreender desde a geometria do edifício até informações sobre custos,
cronogramas e materiais Inserir o BIM na educação traz a essas instituições de ensino
uma atualização nos programas acadêmicos e conexões com o setor profissional, ao
mesmo tempo em que prepara os estudantes para o mercado com chances de
emprego, criatividade e avanço na carreira.
Modelagem; Construção; Universidades; BIM.