5361
ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E OS IMPACTOS SOCIOEDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE MULHERES EM ENGENHARIA;
CAMILA FUKUDA GOMES SANTOS, MARIANA COUTO SIQUEIRA;
O presente trabalho investiga os impactos socioeducacionais das atividades extracurriculares na formação acadêmica de mulheres em engenharia. Através do Projeto Poliwomen, que visa integrar e apoiar as estudantes da Escola Politécnica da Universidade Católica do Paraná, foram realizadas diversas ações, como palestras, oficinas e atividades comunitárias, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de soft skills e a preparação para o mercado de trabalho. Os resultados mostraram que a participação no projeto melhora a comunicação, empatia e criatividade das estudantes, além de aumentar seu senso de pertencimento e segurança em um ambiente predominantemente masculino. A pesquisa destaca a importância de integrar atividades extracurriculares aos currículos de engenharia para promover um desenvolvimento acadêmico e profissional mais completo e equitativo.
Atividades extracurriculares, impactos socioeducacionais, mulheres em engenharia