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Artigo


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ANÁLISE DISCENTE DO MÉTODO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE TEORIA DAS ESTRUTURAS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL;

JOS? MICHAEL NUNES PEREIRA, ISABELLE VIT?RIA OLIVEIRA MELO, MONAIRA CRISTIANE ALCIDES DA COSTA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

A construção civil é um setor vital para a economia do Brasil, sendo responsável por parte dos empregos formais registrados no país. Com o rápido avanço do setor e a crescente demanda por diversos tipos de edificações, surgem desafios substanciais para os engenheiros, que devem assegurar construções seguras e econômicas. A disciplina de Teoria das Estruturas, presente nos cursos de Engenharia Civil, tem um papel fundamental na formação dos futuros engenheiros, fornecendo os conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para o dimensionamento estrutural. Este estudo qualitativo, conduzido com alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), examina a percepção dos estudantes sobre o processo pedagógico da disciplina, com ênfase na integração entre teoria e prática. Os resultados revelam uma insatisfação considerável com a abordagem prática da disciplina, apontando para a necessidade de um maior equilíbrio entre teoria e prática no ensino. Conclui-se que a atualização dos métodos pedagógicos é essencial para preparar os alunos de maneira adequada para o mercado de trabalho, mantendo sempre a qualidade que o ensino teórico oferece nas instituições públicas.

construção, estruturas, teoria, prática, ensino.
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