5358
INTEGRAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA ATRAVÉS DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SUSTENTABILIDADE;
JO?O VITOR VASCONCELOS ZARDINI, LEANDRO MAROCHIO FERNANDES, RAFAEL MICHALSKY CAMPINHOS;
COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[105] 07.1. Iniciativas inovadoras de formação
Este artigo destaca a integração da energia eólica no ensino de engenharia por meio de projetos de iniciação científica e de sustentabilidade. Os projetos "Ventos do Conhecimento" e "Engenharia do Vento", desenvolvidos no IFES campus Cachoeiro de Itapemirim, são apresentados como estudos de caso combinando metodologias STEAM com construção e otimização de turbinas eólicas verticais. Estas iniciativas proporcionam uma formação prática e teórica robusta, desenvolvendo competências críticas e promovendo a consciência ambiental. O impacto educacional e os benefícios da incorporação da energia eólica nos currículos de engenharia são discutidos, enfatizando a importância da transição energética para um futuro sustentável.
Energia eólica, Educação em engenharia, Iniciação científica, Sustentabilidade, Transição energética