5354
TURBINA EÓLICA: EXPLICANDO SOBRE O CONCEITO DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.;
KATIA FRANKLIN ALBERTIN TORRES, DANIEL SCODELER RAIMUNDO, EVONIR ALBRECHT, YARA MARQUES ANDREOTTI, KAIQUE ROCHA CORTIGIO, CESAR EDUARDO PRIETO GIL, IGOR COUTINHO ARA?JO, FELIPE ARAUJO DE LIMA, LUCIANO CAMPOS DE CAMARGO PINTO;
COBENGE24
[31] 09. Programas Especiais
[116] 09.4. Monitorias
Foi desenvolvido um projeto, pelos alunos da disciplina de Engenharia Unificada I, do curso das Engenharias, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC, visando a sua utilização como instrumento de ensino para alunos do ensino básico. O trabalho teve como objetivo principal proporcionar uma experiência educacional e de conscientização a respeito de fontes de energia elétrica alternativas e renováveis, para crianças do 4o ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Santo André-SP. Para a proposta foi projetada e construída uma mini turbina eólica utilizando impressão 3D para a fabricação das hélices e da torre e esta foi inserida em uma maquete construída com materiais sustentáveis como o papelão e palitos de sorvete. O projeto foi apresentado para os alunos do ensino básico onde foram abordados conceitos como a origem da energia, a relação entre o vento e a geração de energia e a importância de fontes renováveis.
energia renovável, energia eólica, projetos de engenharia, instrumento de ensino, ensino por investigação
Voltar