Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5349

ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFSCar FACE ÀS NOVAS DCN BRASILEIRAS;

FELIPE FELIX SILVEIRA DOS SANTOS, SHEYLA MARA BAPTISTA SERRA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização

Para promover a modernização do ensino de engenharia no Brasil, em 2019, foram atualizadas as Diretrizes Curriculares de Engenharia, trazendo diversos avanços em relação à flexibilidade, metodologias de ensino, competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, além de diretrizes para os Projetos Pedagógicos dos Cursos. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar o projeto pedagógico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos, e compreender as mudanças implementadas no curso e o impacto das novas Diretrizes Curriculares na concepção do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa documental realizada paralelamente à análise de conteúdo dos principais temas e características do Projeto Pedagógico do Curso. Assim, os resultados demonstram um alinhamento significativo das ações e objetivos do curso com as recomendações das diretrizes curriculares, evidenciando um sólido caráter integrador e interdisciplinar.

Projeto Pedagógico de Curso. Diretrizes Curriculares Nacionais. Ensino de engenharia.
Voltar