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AUTORREGULAÇÃO NO PLANEJAMENTO E CONDUÇÃO DE AULAS: ESCALA AR-PLCO;

JOS? CARLOS REDAELLI, TIAGO ZENKER GIRELI, SOELY A J POLYDORO;

COBENGE24

[31] 09. Programas Especiais

[114] 09.2. Empresas Júniores

As instituições de ensino superior têm um grande desafio neste século para atenderem às demandas por profissionais competentes. Agências governamentais e particulares fomentam programas com esta finalidade. Este artigo é sobre a autorregulação no planejamento e condução de aulas através da escala AR-PLCO. Esta foi criada com base na aprendizagem autorregulada, através de uma pesquisa metodológica que buscou evidências de validade. Esta pesquisa teve uma natureza quantitativa que envolveu 283 respondentes de 23-78 anos, do Brasil, que eram mestres, mestrandos, doutores e doutorandos. As análises de dados foram descritivas, evidência de validade baseada no conteúdo, análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, confiabilidade e precisão. Foram encontrados valores satisfatórios para a confiabilidade, forte correlação com a escala de autoeficácia docente, evidência de validade e estruturas internas. A escala AR-PLCO pode ser utilizada como um instrumento pré pós-teste para estruturar programas de formação de professores do ensino superior.

avaliação, ensino e aprendizagem em engenharia, ensino superior, autorregulação, teoria social cognitiva
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