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Artigo


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APLICAÇÃO DE PBL PARA ALUNOS INGRESSANTES: ESTRATÉGIAS DE ROTEIRIZAÇÃO DE VIATURAS PARA MITIGAR FURTOS DE FIOS DE COBRE EM BELO HORIZONTE;

CLARISSA ANA ZAMBIASI, GISELE TESSARI SANTOS, SABRINA MOREIRA DE OLIVEIRA, CHRISTIANO ALVES FARIAS, LUIZ CARLOS DAY GAMA, CAMILA MARQUES ZYNGIER, PEDRO HENRIQUE CALAIS GUERRA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

O presente artigo aborda a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia para enfrentar desafios reais e relevantes. Focado nos furtos de fios de cobre, um problema crescente em Belo Horizonte que impacta a infraestrutura urbana, o estudo propôs aos alunos do primeiro período o desenvolvimento de estratégias de roteirização de viaturas policiais para mitigar esses crimes. Utilizando dados históricos cedidos pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e técnicas como a análise de mapas de calor e algoritmos de otimização, os alunos aplicaram o método heurístico do k-vizinho mais próximo para criar rotas eficientes de patrulhamento. O trabalho interdisciplinar envolveu disciplinas como Pensamento Computacional, Programação Estruturada, Business Labs e Cálculo, capacitando os alunos a resolver problemas complexos e desenvolver habilidades essenciais como pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas. Os resultados indicaram que a aplicação do PBL foi eficaz, não apenas na criação de rotas otimizadas para as viaturas, mas também no engajamento dos alunos com uma metodologia ativa de aprendizado, promovendo uma compreensão mais profunda dos conteúdos acadêmicos e a integração de conhecimentos teóricos e práticos. As conclusões ressaltam a importância das metodologias ativas e do uso de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de estratégias de segurança pública.

Análise de Dados, Segurança Urbana, Integração Interdisciplinar, Aprendizagem Ativa
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