5334
PROPOSTA DE UMA PLATAFORMA PARA APRIMORAMENTO DO ENSINO NAS ENGENHARIAS;
AMANDA BARRETO DO NASCIMENTO, ROSELI DE DEUS LOPES;
Este artigo pretende apresentar uma proposta de plataforma para atividades práticas nos cursos de Engenharia. O século XXI revolucionou o campo da ciência e tecnologia, ampliando o conhecimento existente e modificando as expectativas quanto às competências dos engenheiros. Faz-se necessário adaptar os métodos de ensino, a fim de preparar os estudantes dos cursos de Engenharia, estimulando a sua autonomia para lidar com problemas reais da sociedade e criar soluções inovadoras para seus problemas. Este artigo propõe uma abordagem que envolve a junção dos laboratórios remotos com os laboratórios práticos baseados em contexto, com o intuito de diminuir o gap educacional entre o que se conhece e a apreensão desse conhecimento. Essa abordagem é direcionada às Engenharias e terá como finalidade a montagem de um setup integrado a uma plataforma web com atividades que podem ser executadas presencial e remotamente, conduzindo o engenheiro em formação a desenvolver gradualmente uma nova competência: a autonomia. Para execução das atividades será utilizada a placa Labrador, que possui software e hardware abertos e é a alternativa brasileira à outras placas já utilizadas no âmbito educacional como a Raspberry e a Arduino. Espera-se, com essa abordagem, suavizar a transição entre a teoria apresentada no ambiente acadêmico e a prática presente no mundo real.
Labrador, Laboratório Baseado em Contexto, Teoria e Prática, Laboratório Remoto