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CONSTRUINDO PONTES ENTRE A UNIVERSIDADE E A INDÚSTRIA;
ELSA V?SQUEZ ALVAREZ, RICARDO CABRAL DE AZEVEDO;
O presente trabalho tem como objetivo apresentar como as atividades didáticas, além da sala de aula, ensinam e motivam os(as) estudantes a se focarem na carreira de Engenharia de Petróleo, seja na área de gestão ou de atividades offshore no Brasil. Nesse sentido, apresenta-se aqui casos práticos de visitas didáticas ocorridas em 2022 e 2023 por duas turmas diferentes do curso de Engenharia de Petróleo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Os (as) estudantes que desejaram participar das visitas precisaram se matricular na disciplina "Visitas Supervisionadas em Engenharia de Petróleo", disciplina optativa da EPUSP. Ao todo ocorreram duas visitas longas e duas visitas curtas. Participaram doze discentes nas vistas longas em 2022, e dezesseis em 2023. O destaque ficou para a participação feminina, que, em 2022, foi de apenas três estudantes e, em 2023, subiu para oito. As visitas longas foram realizadas às prestadoras de serviço offshore da indústria petrolífera, como Halliburton, Baker Hughes e SLB, além do parque dos tubos da empresa estatal Petrobras, todas na cidade de Macaé, RJ. As visitas curtas foram realizadas às fábricas de equipamentos offshore da Baker Hughes e para a fábrica de tubos Tenaris, ambas em SP. Ambas fabricam materiais para esse setor. Os(as) estudantes apresentaram relatórios tanto na forma de questionários individuais, usando o ambiente de aprendizagem Moodle da USP quanto na forma de vídeos curtos, em duplas. Os resultados mostraram, por um lado, discentes mais engajados(as) com o curso e com uma visão de futuro nessas empresas, e, por outro lado, notou-se um aumento na interação das empresas com a universidade. A divulgação de oportunidades delas aos discentes, por exemplo, se fez mais frequente.
Visitas didáticas, Engenharia, Aprendizagem prática, Interação universidade-empresa.