COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[106] 07.2. Iniciativas de internacionalização
Este estudo investiga o processo de desenvolvimento de modelos de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para os cursos de engenharia oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). O problema de pesquisa centra-se na elaboração de um modelo de PPC que atenda às demandas de todos os cursos de engenharia do IFSUL, considerando as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) das engenharias. Utilizando uma abordagem de estudo de caso, foram realizados encontros entre os coordenadores de cursos de engenharia para discutir e elaborar o modelo de referencial para os PPCs. Os resultados indicam que as principais dificuldades encontradas foram relacionadas à necessidade de conciliar as diferentes demandas e especializações dos cursos de engenharia, bem como garantir a aderência aos padrões regulatórios estabelecidos. No entanto, a colaboração entre os coordenadores de cursos e a utilização de um referencial teórico sólido contribuíram para o desenvolvimento de um modelo de PPC que busca equilibrar a qualidade educacional, a inovação curricular e as exigências do mercado de trabalho.
Projeto Pedagógico de Curso (PPC), DCNs, Cursos de Engenharia.