5327
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO;
EMILY HALEY GOMES FIRMINO, INGRID HELOISA DA SILVA ALVES;
COBENGE24
[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores
[105] 07.1. Iniciativas inovadoras de formação
A eficiência energética consiste no uso racional deste recurso e está diretamente
relacionada com o desenvolvimento sustentável. Instituições de ensino são
centros responsáveis pela transmissão de conhecimento científico e de
informações, e, dessa forma, podem fornecer exemplos práticos de
sustentabilidade para a comunidade interna e externa. Esse trabalho tem o
objetivo de verificar como o tema eficiência energética tem sido tratado e
aplicado em instituições de ensino e quais os impactos que essa discussão tem
causado na própria instituição, em seus usuários e na sociedade. Para isso, foi
realizado um levantamento de artigos científicos publicados em revistas desde
2023, que apresentem exemplos de abordagens de análise, implementação e
conscientização, além de possíveis melhorias sugeridas e aplicadas para
contribuir com a eficiência energética em instituições de ensino e com o debate
sobre a sustentabilidade. Pode-se perceber as diferentes abordagens utilizadas
para discutir eficiência energética, algumas atuando no ensino, outras na
pesquisa e outras na extensão ou aplicação prática. A disseminação de
informações sobre eficiência energética nesse meio contribui para um ambiente
de aprendizado participativo, promove o estímulo do ensino sobre educação
ambiental, além de incentivar os usuários das instalações a adotarem práticas
sustentáveis, como o uso racional de energia.
sustentabilidade, gestão de energia, energia limpa, instituição de ensino.