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Artigo


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AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE FEEDBACK NAS DISCIPLINAS DE ENGENHARIA CIVIL;

THIAGO RODRIGUES SANTOS, ARIANA ROSELLA CERVINO, SAMIRA BRAGA MELO, M?RCIO FARIAS ITALIANO DE ARA?JO, WISLAYNE SOUZA ALVES;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

A necessidade de práticas alternativas para avaliações no ensino superior é bastante discutida atualmente, sendo o feedback uma prática crescente no que se refere à contribuição ativa no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, este estudo investiga a prática do feedback nas disciplinas de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), visando compreender a contribuição dessa ferramenta no processo educacional. Além de uma revisão bibliográfica, a pesquisa envolveu a elaboração de um questionário, disponibilizado para os discentes e docentes do curso de Engenharia Civil. Foram obtidas trinta e uma respostas, incluindo três docentes e vinte e oito discentes, permitindo analisar suas percepções sobre o feedback. Percebe-se que, embora a maioria dos discentes receba feedback ao longo do curso, muitos o consideram ineficaz devido à falta de impacto ou ausência de feedbacks frequentes. Assim, a pesquisa destaca a importância do feedback para o desenvolvimento acadêmico, mas aponta a necessidade de melhorias na sua execução. Conclui-se que, para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, é essencial implementar estratégias que aumentem a eficácia do feedback, promovendo uma comunicação clara e assertiva entre docentes e discentes. Ademais, depreende-se que estudos futuros devem explorar métodos para ampliar a participação em pesquisas educacionais e investigar abordagens para otimizar a prática do feedback no ensino superior.

Ensino-aprendizagem; Feedback; Engenharia Civil; Avaliação Educacional
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