Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5322

SEMANA DO CALOURO: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO A MINIMIZAR AS DIFICULDADES DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE EXATAS DA UFJF;

MARIA EDUARDA DA SILVA CAMPANATI, ARMANDO MORENO NETO, THIAGO MARTINS FONSECA, ARTHUR SILVEIRA LIMA, JULIA RIGHI DE ALMEIDA;

COBENGE24

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação

Este artigo busca apresentar a iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Semana do Calouro, a qual tem a finalidade de minimizar as dificuldades e promover a familiarização dos estudantes com o meio universitário. A partir de uma análise do cenário educacional superior brasileiro, constata-se que os discentes ingressantes compartilham de impasses semelhantes, como a defasagem do aprendizado em matemática (agravada pela pandemia de COVID-19), o desconhecimento sobre as oportunidades e os auxílios oferecidos pela universidade, além da falta de orientação sobre um melhor gerenciamento do tempo (necessário para um maior rendimento acadêmico). Ademais, foi realizada uma coleta de feedbacks e uma pesquisa anônima sobre a experiência dos alunos durante o ensino médio para que o segmento possa aprimorar as próximas atividades que contemplem o ensino, um dos pilares da tríade acadêmica, e que visem atenuar os desafios enfrentados pelos novos alunos.

Semana do Calouro, dificuldades, Pesquisa Ensino Médio, Feedbacks, universidade, aluno, ensino, matemática, nivelamento
Voltar