Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5319

Desenvolvendo de aprendizagem interativa e imersiva em Programação Ladder com Realidade Aumentada;

DAVI DA SILVA RIBEIRO CASTRO, GUIDO SOPRANO MACHADO, ALERRANDRO SOUZA DOS SANTOS;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

A realidade aumentada (RA) destaca-se como uma inovação na Indústria 4.0, oferecendo benefícios notáveis para a educação. Sua aplicação no ensino melhora o engajamento dos alunos, transformando conceitos abstratos em experiências visuais concretas. No ensino da automação industrial, enfrenta-se desafios financeiros e de acesso a equipamentos. A RA surge como uma solução, permitindo que os alunos interajam com modelos 3D de máquinas e componentes industriais, sem a necessidade de acesso físico aos equipamentos reais. Este trabalho visa desenvolver uma aplicação para ensinar programação em Ladder utilizando técnicas de RA. Serão utilizados softwares de modelagem 3D como Blender e Unity para criar uma interface imersiva. Os alunos poderão construir sequências de códigos usando tags representando conceitos da linguagem Ladder. A validação da solução será feita por professores e alunos, avaliando sua eficácia no aprendizado.

Realidade Aumentada, Programação Ladder, Automação Industrial, Ensino Imersivo
Voltar