5318
Educação 4.0 e as competências essenciais para a formação de Engenheiros na Indústria 4.0;
CARLA ANDREA SOARES DE ARAUJO, JOAO VICTOR MARTINS MOZELLI, PIETRA GATTI SARTORI, GIOVANNI RIBEIRO GIMENEZ;
A 4ª Revolução Industrial, caracterizada pela fusão de tecnologias que redefinem os limites entre o físico, digital e biológico, impulsiona a Indústria 4.0, que integra sistemas ciberfísicos, IoT e computação em nuvem. Essa transformação digital e automação avançada mudam a natureza do trabalho, exigindo flexibilidade, novas competências e a cooperação entre homem e máquina. Para a Indústria 4.0, são necessárias novas competências técnicas e socioemocionais, conhecidas como hard e soft skills, como a compreensão das interações entre máquinas, análise de dados e habilidades colaborativas. Os engenheiros devem se adaptar a essa nova realidade, enfrentando os desafios da transformação produtiva e a necessidade de formação contínua, para garantir competitividade e eficiência no mercado global. O artigo destaca a importância da educação 4.0 e das competências essenciais para a formação de engenheiros capazes de implementar esse modelo nas empresas brasileiras, visando preparar profissionais aptos a atuar eticamente e de forma inovadora.
Educação 4.0; Competências; Indústria 4.0