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Artigo


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USO DO MÉTODO PBL NA CONDUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE ENGENHARIA QUÍMICA;

LISANDRA FERREIRA DE LIMA, ADMILSON LOPES VIEIRA, THIAGO LEANDRO DE SOUZA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

desenvolvimento do senso crítico e habilidades sociais para trabalho colaborativo um dos maiores desafios no ensino-aprendizagem. As práticas experimentais desempenham papel crucial na consolidação dos conhecimentos teóricos, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais para o exercício profissional e proporcionando contato com a metodologia científica, além de servirem como ferramenta didática para o aprimoramento das habilidades colaborativas. Em um módulo da disciplina "Laboratório Tecnológico de Engenharia Química 1" da UTFPR-Londrina, os roteiros convencionais são substituídos pela metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas). Nessa abordagem, os alunos são desafiados a propor metodologias para determinar o teor de etanol na gasolina comercial, identificar premissas a serem consideradas, e avaliar a viabilidade técnica e econômica de sua aplicação. Para isso, utilizam práticas em termodinâmica de soluções e equilíbrio de fases. Após discussões, as metodologias viáveis são aplicadas. Durante os encontros, estudam-se comportamentos de densidade das misturas água-etanol e gasolina-etanol, bem como o equilíbrio líquido-líquido da mistura ternária. Isso promove o trabalho colaborativo e a busca pela legislação vigente para avaliação de resultados e implementação de conhecimentos sobre termodinâmica de soluções reais para tomada de decisão metodológica.

aprendizagem baseada em problemas, práticas experimentais, propriedades parciais molares, equilíbrio líquido-líquido, gasolina.
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