Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5315

Uma visão discente do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP) sobre o Método do Caso;

KAREN TIEMI OTA, CINTIA BLASKOVSKY PORTILHO GOMES, MARCEL ANDREOTTI MUSETTI;
Faltando

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Ao realizar uma revisão da literatura sobre o Método do Caso, nota-se a importância do engajamento e colaboração do estudante no processo de aplicação do método, desta forma, este estudo se propõe a realizar um ranqueamento de algumas características que podem ser encontradas em casos aplicados no método de acordo com o impacto que tais características apresentam na percepção de engajamento dos estudantes de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC USP). Além da pesquisa com enfoque no ranqueamento das características dos casos, o trabalho apresenta uma análise de fatores do perfil dos respondentes que poderiam influenciar os resultados tais como: gênero, ano de ingresso na faculdade e idade. Como resultado, após a coleta de 61 respostas, e duas propostas de ranqueamento das caraterísticas, foi possível observar que a classificação geral das características que mais impactam no engajamento para as que menos impacta é: Nível de estruturação do caso, Veracidade do caso, Finalidade pedagógica, Disponibilidade de informações, Participação externa, e Nível de complexidade. Dentre elas, foram encontradas poucas divergências na análise dos resultados por gênero e maiores diferenças quando a comparação é feita por faixas etárias e ano de ingresso na faculdade.

Método do caso. Aprendizagem ativa. Ensino em engenharia
Voltar