5311
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA ATIVA PARA MELHORIA DO DESEMPENHO E MITIGAÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR;
LAIS AMARAL ALVES, BERNARDO JOS? LIMA GOMES, DAYSE HAIME PASTORE, CRISTIANE MARIA BASTO BACALTCHUK, MONICA ROBERTA APARECIDA SILVA;
A Resolução CNE/CES número 02 de 24 de abril de 2019 instituiu as novas
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Engenharia.
Entre os parâmetros das novas DCNs, pode ser citada a formação baseada em
competências e o estímulo ao uso de metodologias ativas. As metodologias ativas
trazem uma possibilidade de modernizar o processo de ensino-aprendizagem.
Entre as metodologias ativas aplicadas aos cursos de engenharia, podem ser
citadas Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem por Projetos e Sala
de Aula Invertida. Este projeto de ensino tem como objetivo avaliar a aplicação de
metodologias ativas no processo ensino-aprendizado da disciplina de
Fundamentos de Engenharia de Segurança. Serão avaliadas duas turmas,
Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Durante o ano letivo, serão
aplicadas diferentes metodologias entre os alunos dos dois cursos para avaliar a
aderência à matéria. Os resultados serão avaliados através de formulários ou
exercícios disponibilizados aos alunos, durante o curso, e questionários no fim de
cada semestre para analisar, avaliar e propor alterações na forma pela qual o
conteúdo é exposto. Espera-se com esse trabalho destacar a importância dessas
abordagens para promover uma formação mais efetiva, preparando os estudantes de
engenharia para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Metodologias ativas, ensino-aprendizagem, engenharia de segurança