Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5311

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA ATIVA PARA MELHORIA DO DESEMPENHO E MITIGAÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR;

LAIS AMARAL ALVES, BERNARDO JOS? LIMA GOMES, DAYSE HAIME PASTORE, CRISTIANE MARIA BASTO BACALTCHUK, MONICA ROBERTA APARECIDA SILVA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

A Resolução CNE/CES número 02 de 24 de abril de 2019 instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Engenharia. Entre os parâmetros das novas DCNs, pode ser citada a formação baseada em competências e o estímulo ao uso de metodologias ativas. As metodologias ativas trazem uma possibilidade de modernizar o processo de ensino-aprendizagem. Entre as metodologias ativas aplicadas aos cursos de engenharia, podem ser citadas Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem por Projetos e Sala de Aula Invertida. Este projeto de ensino tem como objetivo avaliar a aplicação de metodologias ativas no processo ensino-aprendizado da disciplina de Fundamentos de Engenharia de Segurança. Serão avaliadas duas turmas, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Durante o ano letivo, serão aplicadas diferentes metodologias entre os alunos dos dois cursos para avaliar a aderência à matéria. Os resultados serão avaliados através de formulários ou exercícios disponibilizados aos alunos, durante o curso, e questionários no fim de cada semestre para analisar, avaliar e propor alterações na forma pela qual o conteúdo é exposto. Espera-se com esse trabalho destacar a importância dessas abordagens para promover uma formação mais efetiva, preparando os estudantes de engenharia para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Metodologias ativas, ensino-aprendizagem, engenharia de segurança
Voltar