Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5309

DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NOS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES;

IGOR FORCELLI SILVA, ANTONIO MARCOS VILA NOVA, ADELSON ATAIDE DOS SANTOS NETO, CAIO CUNHA REGO DE OLIVEIRA, ARTHUR BERNARDO BARBOSA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

A compreensão dos conceitos relacionados ao eletromagnetismo é de suma importância na sociedade, além de compor parte do currículo em diversos níveis de ensino. Por possuir elevado grau de complexidade e abstração, tanto para os discentes quanto para os docentes, faz-se necessário a criação de diferentes tipos de abordagens para facilitar a compreensão das principais ideias frente às leis do eletromagnetismo. De forma a colaborar com a problemática citada, há diversos estudos que sugerem uma melhora significativa do ensino como um todo ao implementar bancadas e kits didáticos, uma vez que essa abordagem aumenta a participação e o interesse dos discentes, e por consequência, a absorção dos conteúdos. Diante do exposto, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada didática para o ensino dos conceitos fundamentais do eletromagnetismo, apresentando como característica o baixo custo, visto que foram utilizados materiais reciclados e de fácil aquisição. Como resultado, foi possível realizar a demonstração prática dos experimentos de Lenz, Oersted e Faraday, indicando que a bancada didática desenvolvida possibilita o aumento da expectativa dos discentes em relação a esses conceitos, tornando-a viável para a utilização em atividades integradoras.

Bancada de ensino. Eletromagnetismo. Ensino associado à prática. Ferramenta metodológica.
Voltar