5308
Modelagem e Impressão 3D com foco na resolução de problemas: uma proposta para incentivo de jovens às Engenharias no contexto do Movimento Maker;
HADASSA HARUMI CASTELO ONISAKI, LUCAS RIBEIRO MATA, ELIO CARLOS RICARDO, ROSELI DE DEUS LOPES;
Este trabalho apresenta uma experiência educativa voltada para o ensino de Modelagem e Impressão 3D a um grupo de jovens sem experiência prévia na manipulação dessas tecnologias. O objetivo principal foi ampliar a experiência cultural dos estudantes por meio do desenvolvimento de projetos utilizando tecnologia aditiva. Baseando-nos nos princípios do Movimento Maker e em metodologias ativas de aprendizagem, como o Design Thinking, incentivamos o protagonismo dos alunos ao integrar a aprendizagem técnica com o desenvolvimento de projetos relacionados a problemas reais apresentados pelos próprios estudantes. Ao longo das aulas, os alunos foram guiados por diferentes etapas de um projeto, desde a concepção da ideia até a produção do protótipo final. Durante esse processo, eles tiveram a oportunidade de familiarizar-se com o software de CAD (Computer-Aided Design), compreender conceitos de modelagem tridimensional e experimentar o uso prático de uma impressora 3D como ferramenta de fabricação. Ao final, mesmo sem qualquer experiência anterior, eles demonstraram compreender a lógica por trás da criação de objetos tridimensionais em um ambiente virtual e aplicaram esse conhecimento na produção de protótipos físicos utilizando uma impressora 3D. Esse resultado destaca não apenas indícios de habilidades técnicas, mas também a capacidade dos alunos de solucionar problemas de forma criativa e inovadora.
Impressão 3D, Design Thinking, Movimento Maker