Com a inclusão da extensão universitária como componente curricular obrigatório, faz-se necessário uma maior dedicação ao tema pela comunidade universitária. A partir da análise da situação atual da extensão, é possível avaliar quais as ações imediatas e a médio prazo podem ser consideradas para atender a nova demanda extensionista dentro dos novos projetos pedagógicos, em que a extensão é obrigatória. Dentro disso, este trabalho apresenta o resultado de um questionário sobre extensão aplicada aos discentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem-se como objetivo entender como atualmente os alunos estão vivenciando a extensão, ainda de acordo com o projeto pedagógico antigo do curso, em que a extensão é uma atividade complementar. Busca-se quantificar a participação dos alunos em ações de extensão, entender os seus efeitos em sua formação do ponto de vista do aluno, além de conhecer os anseios daqueles que ainda não participam de ações de extensão ou gostariam de participar de mais atividades. Por meio da análise das respostas obtidas, percebe-se a carência de projetos de extensão desenvolvidos dentro das áreas afins da engenharia civil. Alguns comentários são colocados para fomentar possíveis ações que tenham como objetivo melhorar a oferta e aumentar a participação dos alunos que estão e irão estar no curso pelo novo projeto pedagógico, em que a extensão é obrigatória.
extensão universitária, engenharia civil, estudantes de graduação, professores.