Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5301

Título: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DO AGREGADO SIDERÚRGICO POR MEIO DE PLACAS ECOLÓGICAS NÃO ESTRUTURAIS;

LARISSA TORRES SANTOS, ANASTASIA KIARA INACIO RONCOLATO, POLYANNA GOMES MARTINS, MAGNO JUNIOR NERY MARTINHO, ITALO PINTO RODRIGUES, ANA CLAUDIA DE ALMEIDA CARDINOT, SAMANTHA GRISOL DA CRUZ NOBRE;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

Este artigo aborda a necessidade de encontrar soluções sustentáveis para o problema do acúmulo de agregado siderúrgico, um resíduo resultante da produção de aço. O problema é significativo devido ao impacto ambiental e à saúde pública causado pelo acúmulo desses resíduos. Para resolver esse problema, foi adotada a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL), integrando teoria e prática no ensino de engenharia. A solução proposta envolve a criação de placas ecológicas não estruturais a partir do agregado siderúrgico, submetido a um processo de cura que melhora suas propriedades físicas. Os resultados indicam que as placas produzidas possuem resistência adequada e potencial para serem utilizadas na construção civil, contribuindo para a redução de resíduos e promovendo a sustentabilidade.

Ensino de Engenharia, Metodologias Ativas, Agregado Siderúrgico, Sustentabilidade, Aprendizagem Baseada em Projetos
Voltar