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Artigo


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IMPLEMENTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PYTHON DE CÓDIGO ABERTO NO ENSINO TERMODINÂMICA;

MAIARA DE SOUZA SALMASO, LISANDRA FERREIRA DE LIMA, ADMILSON LOPES VIEIRA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[109] 07.5. Avaliação docente

Este artigo apresenta uma metodologia educacional que incorpora Python no ensino de Termodinâmica, focando na análise de ciclos termodinâmicos, especificamente o ciclo de Rankine. Com a crescente demanda por habilidades complexas em engenheiros, o uso de ferramentas tecnológicas é essencial. O estudo propõe o uso de bibliotecas Python, como CoolProp, Thermo, IAPWSS e XSteam, para simplificar e aprimorar a compreensão dos alunos sobre conceitos termodinâmicos. O trabalho detalha a criação de uma aplicação com interface gráfica desenvolvida com a biblioteca Tkinter, facilitando a interação dos alunos com os dados e cálculos envolvidos no ciclo de Rankine. A aplicação possui duas interfaces principais: uma para a seleção das bibliotecas termodinâmicas e outra para a inserção e exibição de dados e resultados. A validação do programa foi realizada com base em um estudo de caso envolvendo um ciclo de vapor com três turbinas distintas. Os resultados demonstraram a precisão das bibliotecas Python em comparação com os valores de referência, destacando sua viabilidade e utilidade como ferramenta educacional. A utilização deste método permitiu uma análise mais crítica e aprofundada por parte dos alunos, promovendo um entendimento mais profundo dos conceitos termodinâmicos e a capacidade de explorar diferentes cenários teóricos.

engenharia química, python, educação, termodinâmica
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