Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


5298

O PROJETO INTEGRADOR EM UM CURSO DE ENGENHARIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

LUCIANA TORRES CORREIA DE MELLO, LUCAS AMBR?SIO BEZERRA DE OLIVEIRA;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O mercado de trabalho, independente da área de atuação, busca profissionais com competências e habilidades que vão além do conhecimento técnico adquirido durante um curso de graduação. Para desenvolver algumas dessas competências e habilidades no decorrer dos cursos, os docentes estão sendo incentivados a proporcionarem um ensino voltado para metodologias ativas, nas quais os estudantes participam como parte protagonista do seu aprendizado. Uma grande parte das metodologias ativas trazem aplicação prática ao ensino, como base para que o aluno possua mais experiência com o mercado de trabalho e se habitue às necessidades e contexto reais. Alguns exemplos dessas metodologias são a Sala de Aula Invertida (Bergmann; Sams, 2016), Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem Based-Learning (PBL) (Soares et al. 2019), Aprendizagem cooperativa ou Team Based-Learning (TBL) (Silva et al., 2020) e Visita técnica (Sousa; Leal, 2019). Os projetos interdisciplinares ou integradores também estão fazendo parte dessas metodologias como uma ferramenta que auxiliam nos casos práticos, ou até sendo considerados por alguns autores como uma própria metodologia ativa. É diante da importância desse tema, que este artigo vem relatar a experiência com uma disciplina de projeto integrador na Engenharia de Produção de uma universidade pública. O relato de experiência passa por três etapas da disciplina: o planejamento, a execução e o resultado. E ao final da disciplina aplica um questionário para buscar o feedback dos alunos. Esse feedback enfatiza sobretudo as habilidades de identificar melhorias; aplicar conhecimentos obtidos ao longo do curso; expressar a opinião de forma oral e escrita e; desenvolver estratégias de solução de problemas como ponto forte da experiência e corroborando com a literatura existente.

metodologia ativa; projeto integrador; competências; aprendizagem.
Voltar