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Artigo


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DESENHO E INTERDISCIPLINARIDADE: AS TRADIÇÕES ACADÊMICAS E O USO DA TECNOLOGIA NA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIAS;

JIVAGO CESARIO, OLIVIA ROSA GOMES, CRISTIANO GOMES CASAGRANDE, LIZIE FROEDER NEVES, CLARISSE MACHADO CHAVES CALIXTO, GEOVANI GENOVEZ SOUZA, MARCOS MARTINS BORGES, ERCILIA DE STEFANO;

COBENGE24

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[108] 07.4. Capacitação docente

O presente trabalho se propõe a analisar o ensino das disciplinas de desenho dentro dos cursos de Arquitetura e Engenharias, entendendo pela interdisciplinaridade como ferramenta capaz de promover uma formação ampla e completa, aliada ao uso da metodologia ativa que coloca o aluno como interlocutor do próprio aprendizado, bem como, se valendo das novas tecnologias e o respeito às tradições acadêmicas. Neste contexto as Diretrizes Curriculares Nacionais têm relevância significativa, pois desempenham um papel fundamental nas estruturas dos cursos, enriquecendo o processo educacional, promovendo uma melhor aprendizagem para os alunos. Para tal, utilizou-se da revisão de literatura como método de pesquisa, analisando teses, dissertações e artigos científicos retirados do Portal de Periódicos da CAPES e da plataforma digital do Google Acadêmico. Caracterizada, diante de seus objetivos, com abordagem qualitativa. Inicialmente, na análise e escolha do referencial teórico, esta pesquisa empenhou-se em diferenciar interdisciplinaridade. Posteriormente, a pesquisa passou pelo histórico das tradições acadêmicas no ensino do desenho, ferramenta primordial ao arquiteto urbanista, tanto em sua formação acadêmica e, de mesmo modo, em sua atuação profissional. O advento da tecnologia possibilitou a simulação digital deste desenho, permitindo a experimentação e a exploração dos espaços, geometria e demais elementos do projeto arquitetônico, bem como o trabalho remoto e a colaboração entre estudantes e profissionais. A fim de demonstrar a possibilidade de um ensino de desenho que alie os três pilares: respeito às tradições acadêmicas, uso da tecnologia e interdisciplinaridade, esta pesquisa debruçou-se, na forma de um estudo de caso, à análise da grade curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade de São Paulo (USP), no âmbito das disciplinas de Desenho de Arquitetura I e II. Neste sentido, a partir da exploração feita no âmbito desta pesquisa, foi possível aferir que o CAU da USP seria um caso de sucesso, alinhando os três pilares aqui defendidos e promovendo o ensino do desenho arquitetônico de maneira ampla e completa, possibilitando ao estudante de arquitetura o contato com elementos que, somados, promovem uma experiência discente a ser utilizada de exemplo para as demais instituições e cursos de arquitetura.

Representação Gráfica, Interdisciplinaridade, Metodologia Ativa, Desenho, Engenharias, Arquitetura
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